+55 11 4546-8200 Seg-Sex 8h às 17h
4 dicas para organizar o espaço físico da sua empresa!

4 dicas para organizar o espaço físico da sua empresa!

A organização do espaço físico da empresa é um item fundamental a fim de garantir a saúde e a qualidade do negócio. É preciso cuidar do espaço de trabalho dos funcionários, do estoque e do patrimônio da empresa (como veículos e documentos) para, assim, conseguir a melhor performance possível frente à concorrência.

Separamos algumas dicas práticas para que você consiga organizar sua empresa e tenha melhores resultados. Confira!

1. Escolha móveis que garantam conforto ergonômico

A ergonomia é um fator muito importante para qualquer empresa. Existem regras que ajudam a oferecer condições seguras e confortáveis para os funcionários. Quem trabalha nos escritórios, por exemplo, precisa de uma estação de trabalho ou mesa alta o suficiente e uma área adequada à realização das tarefas, comportando computador, telefone e o que mais seja necessário. As cadeiras, por sua vez, devem permitir o ajuste de altura e possuir descanso (também regulável) para os braços.

Os ambientes também precisam de cuidado especial. O mobiliário e a organização do espaço físico devem levar em consideração a circulação de pessoas — incluindo aquelas com necessidades especiais — e de móveis que façam parte da rotina (carrinhos de limpeza, por exemplo).

2. Invista em um projeto luminotécnico especial

Outro aspecto importante envolvido na organização do espaço físico empresarial é a iluminação. Assim como no caso do mobiliário, ela também exige cuidados.

Diferentemente da residencial, que pode ser indireta e suave, um projeto luminotécnico para empresas precisa oferecer aos funcionários conforto visual para o desenvolvimento das atividades.

Porém, essa luz não precisa ser obtida apenas por meio de lâmpadas e luminárias. Se o ambiente tiver janelas, aproveite a claridade natural do sol. Um local bem iluminado é também sinônimo de segurança, já que uma boa iluminação ajuda a prevenir acidentes.

3. Utilize um self-storage

Dependendo da sua área de atuação, é provável que você precise de espaço extra para estocar produtos. Quem lida com agricultura, por exemplo, sabe que é preciso contar com uma área coberta na época da colheita.

Em vez de terceirizar a atividade, é preferível investir em self-storage, ou seja, alugar um espaço para que sua equipe possa realizar a tarefa. Um galpão de lona pode ser a solução ideal. Além de ser mais barato do que uma construção de alvenaria, pode ser realocado de acordo com as necessidades. É uma prática solução que atende às mais diversas demandas.

4. Estabeleça e mantenha uma rotina de limpeza

A organização do espaço físico requer cuidado constante. Portanto, estabeleça uma rotina de limpeza para cada ambiente. Envolva as equipes nessa tarefa, fazendo com que os funcionários também se tornem responsáveis pelo cuidado com o local de trabalho.

Além disso, os colaboradores do setor de serviços gerais precisam ser educados quanto ao funcionamento e as necessidades da empresa (como alergias a produtos e faxinas especiais).

Esperamos que nossas dicas para organizar o espaço físico da empresa possam ajudá-lo a encontrar as melhores soluções. Se você deseja ter acesso a outros conteúdos e materiais para aumentar a produtividade do seu negócio, não deixe de curtir a nossa página no Facebook.

Deixe uma resposta

Fechar Menu