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Como otimizar espaço de armazenagem no seu galpão?

Como otimizar espaço de armazenagem no seu galpão?

A expansão do negócio é sempre uma boa notícia para os gestores, pois significa que a empresa está crescendo, ganhando mercado e reconhecimento. Entretanto, em muitos casos de expansão a empresa ainda não está pronta para mudar a sede do local ou investir em novos imóveis, devido à falta de recursos. Nesse momento, otimizar o espaço de armazenagem no seu galpão e local de trabalho é essencial.

A boa gestão do ambiente de armazenagem pode ser tudo que a empresa necessita para atender à nova demanda. Existem diversas técnicas que a empresa pode adotar para isso, gerando mais espaço num mesmo local e otimizando seus resultados. Dentre as opções, a empresa pode adotar novas formas de organizar o ambiente de armazenagem, usar softwares que ajudam na previsão mais assertiva de estoque ou a adoção de outras tecnologias que melhoram o trabalho no galpão.

Pensando nisso, colocamos a seguir as principais dicas de como otimizar espaço de armazenagem no seu galpão e ter melhores resultados! Confira:

Comece com um bom planejamento de estoque

Antes de mais nada você deve avaliar se o planejamento de estoque está correto. Muitas empresas calculam mal a quantidade necessária de produtos e mantém o estoque lotado por muito tempo, impedindo que o espaço seja útil para outros fins e aumentando a necessidade de encontrar outros ambientes para armazenar novos produtos.

O ideal é usar um software de gestão ou planilhas bem construídas que fazem previsões de vendas mais assertivas, utilizando fórmulas estatísticas e dados de vendas passadas, dessa forma, o cálculo de estoque também será mais acurado e os produtos não ficarão por longos períodos parados no galpão. 

Além disso, ao otimizar o armazenamento da empresa sem deixar produtos parados, aumenta o caixa disponível do negócio, facilitando a verba para a expansão física da empresa ou para realocar o recurso em outras áreas que precisam de investimentos imediatos.

Trabalhe o layout de forma otimizada

Agora que o planejamento de estoque está feito, você deve trabalhar na organização do layout do galpão de forma a criar um ambiente coordenado de acordo com a rotina de distribuição. O ideal é separar o espaço por ambientes, que podem ser subdivididos em produtos, rotatividade de saída, regiões de entrega ou tipo de entrega.

Crie um ambiente que otimize o trabalho dos funcionários, colocando itens que são usados em conjunto em áreas próximas. Além disso, organize a área de produtos de forma que mais itens possam ser colocados no ambiente, por exemplo, itens maiores nos cantos, para não obstruir a visão e passagem.

O layout ajuda também no trabalho dos funcionários, fazendo que sua produtividade seja maior, pois não precisam perder tempo procurando produtos ou se deslocando demais em busca do mesmo item em diversos momentos do dia.

Aproveite espaços verticais

Uma dica muito importante para aumentar a capacidade do seu galpão é o uso de espaços verticais. Use prateleiras e blocos para criar pilhas maiores e aumentar o ambiente utilizável para armazenamento. Se seu galpão é grande, considere montar uma estrutura que utilize empilhadeiras.

Em casos de produtos grandes que possuem um peso leve, é ideal o uso de estantes estáticas, criando corredores de produtos. Essas estantes permitem o uso mais vertical do galpão.

Um ponto importante ao adotar o uso de espaços verticais é garantir a segurança dos funcionários, portanto, é essencial que um estudo de possibilidades seja feito por profissionais. Toda a alteração do ambiente deve ser feita de forma segura, não tente criar locais de armazenagem sem ajuda.

Utilize a curva ABC

A curva ABC é um termo usado no meio dos negócios para classificar os produtos em termos de importância, usando as categorias A (mais importantes), B (importantes) e C (menos importantes), conforme um critério escolhido. No caso do armazenamento, pode-se usar o critério de rotatividade do protudo, ou seja, produtos que saem com muita frequência são classificados como categoria A e assim por diante. 

Usando a curva ABC, os produtos essenciais para a empresa que saem com frequência serão estocados em locais estratégicos, como na parte próxima a liberação dos produtos. Essa realocação dos itens otimiza tanto o espaço quanto o trabalho da equipe, tornando-o mais organizado e eficaz.

Use um software de gestão

Outra forma de otimizar o ambiente é adotar um software de gestão, como um ERP (Enterprise Resource Planning), ou  planejamento de recursos da empresa, na tradução literal. Esse software permite que todas as áreas sejam integradas, incluindo as atividades de logística da empresa.

O uso do ERP permite que o processo de distribuição seja facilitado, uma vez que a chegada e saída dos pedidos é feita de forma automatizada e instantânea. Além disso, o cálculo de previsão de vendas, estoque e produção também pode ser consultado de forma simplificada no software.

Outro benefício da adoção do software está na possibilidade de controle da produtividade de cada área da empresa, avaliando se o processo logístico está funcionando conforme o esperado e identificando pontos de melhoria. Um exemplo disso seria identificar que a entrega de produtos é maior que a esperada e isso faz com que os funcionários internos tenham muito tempo ocioso aguardando novos produtos, algo que gera desperdício para a empresa.

Aposte na tecnologia

Muitas empresas estão apostando no uso da tecnologia para otimizar espaço de armazenagem, adotando o uso de IA (Inteligencia Artificial) para fazer o controle de iluminação e temperatura do ambiente, além de robôs que funcionam como empilhadeiras inteligentes, sendo programados para conhecer todo o ambiente de trabalho, fazendo a armazenagem e retirada de produtos de forma mais rápida e eficaz.

Adote essas ações para otimizar os resultados da sua gestão logística, aproveitando melhor não só o seu ambiente de armazenagem, mas também a capacidade produtiva da sua equipe. Além disso, a adoção destas técnicas pode ser um diferencial competitivo para o negócio, fazendo com que você se destaque no mercado e deixe os concorrentes para trás!

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