+55 11 4546-8200 Seg-Sex 8h às 17h
Entenda como escolher a localização do seu galpão industrial

Entenda como escolher a localização do seu galpão industrial

Empresas que trabalham no setor de indústria precisam de um espaço considerável para armazenar toda a mercadoria produzida. Além de uma estrutura adequada para preservar, organizar e locomover todos os produtos.

Um galpão industrial é essencial para todas essas ações. Afora elementos como condições e acesso, é importante escolher uma boa localização.

Considerando que o principal propósito de um galpão é servir como ponto central para a distribuição das mercadorias, a localidade possui um grande efeito sobre a rentabilidade do negócio. Saber analisar esse efeito é fundamental para otimizar o seu investimento em armazenamento.

Para ajudá-lo a tomar uma decisão mais elaborada, trouxemos uma lista de critérios que você pode seguir ao escolher a localidade do seu galpão industrial. Acompanhe a seguir:

1.    Acessibilidade viária

Para que haja transporte de cargas, é necessário que existam veículos e vias de transporte compatíveis. Rodovias para caminhões, ferrovias para trens e aeroportos para aviões de carga.

Da mesma forma, essas vias devem possuir manutenção regular, evitando desgaste dos veículos utilizados. Quanto mais vias estiverem disponíveis, mais fácil e rápida será a circulação de mercadorias.

Há outros pontos envolvidos nesse item. Por exemplo, se houverem muitos pedágios nas vias próximas, sempre que um caminhão for da empresa para o galpão (e vice-versa), um valor adicional deverá ser acrescentado ao orçamento. Dependendo do número de viagens, isso pode inviabilizar a escolha daquele local.

2.    Segurança do local

A localidade do seu galpão industrial também afeta fortemente o nível de segurança das suas mercadorias.

Certos bairros são áreas de atuação de quadrilhas, além de possuírem policiamento muito fraco. Isso abre espaço para invasões, assaltos e até mesmo furtos. Mesmo com trancas e segurança particular, elas não substituem uma infraestrutura de segurança adequada.

Além disso, você deve considerar as vias de acesso ao local. Certas estradas são alvos de assaltos, o que torna a rota de transporte tão importante quanto a própria localização.

Afora isso, trancas, câmeras, seguro contra assaltos, vigias, entre outras coisas, devem sempre estar presentes na instalação. Sem isso, suas mercadorias estarão vulneráveis demais e vão atrair ainda mais prejuízos.

3.    Distância do negócio

Por fim, é importante considerar se o galpão industrial em questão fica muito longe do local de produção das mercadorias.

Mesmo que haja várias vias de acesso ao local, elas não serão muito rentáveis se ainda for necessário um dia inteiro para transportar a carga do ponto da fábrica até o armazém e depois para os pontos de venda.

Em alguns casos, vale mais a pena arcar com o custo de um galpão mais próximo do que escolher um barato e distante.

Uma alternativa seria alugar um terreno plano vazio e instalar um galpão de lona. Ele é flexível, possui baixo custo e pode ser remanejado quando necessário. Dessa forma, você evita parte da burocracia deste processo.

Além disso, você deve pensar na acessibilidade para a distribuição da mercadoria. De forma ideal, o galpão deve estar em um ponto médio entre seus compradores/pontos de venda e seu estabelecimento. Isso reduz o custo total em transporte de cargas nos dois estágios.

Agora você entende melhor como escolher a localização ideal para o seu galpão industrial. Quer continuar acompanhando nosso blog e ter acesso às nossas últimas novidades? Então assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu