+55 11 4546-8200 Seg-Sex 8h às 17h
Tudo o que você precisa saber na hora de escolher Galpão Logístico / Lonado

Tudo o que você precisa saber na hora de escolher Galpão Logístico / Lonado

É preciso ter muita atenção e cuidado ao escolher um galpão logístico. Afinal, tanto o preço do local quanto a sua configuração têm grande influência no tempo gasto nos processos e no valor total das despesas. Ou seja, eles atingem diretamente a satisfação do seu cliente — seja no tempo de espera ou no preço final das mercadorias.

Para diversas empresas, a locação de um galpão é mais interessante do que a construção do mesmo. O investimento inicial é menor, não há necessidade de espera para elaboração de um projeto e é possível terceirizar o serviço. No entanto, antes de tomar decisões é preciso ter um bom conhecimento do que levar em consideração.

Para ajudar você nesse momento, elaboramos este post. Nele você encontrará informações sobre o que é um galpão logístico, as principais razões para locar um, quais fatores levar em conta na hora da escolha e as melhores formas de encontrar um bom fornecedor. Leia com atenção até o final para saber tudo sobre o assunto!

O que é um galpão logístico?

À medida que uma empresa cresce, o seu fluxo também aumenta. O número de transações é maior e, por isso, para atender a sua nova demanda é preciso ter um maior número de mercadorias em estoque. É nesse momento que surge a necessidade de um galpão logístico.

Também conhecido como “armazém”, o galpão logístico consiste no local em que serão armazenados os produtos que não estão na loja. Os pedidos serão processados e buscados na reserva desse local, que deverá encontrá-los e disponibilizá-los para a entrega.

Por que realizar a locação de um Galpão Lonado?

Menor investimento imediato

A maior vantagem de alugar um galpão é o baixo investimento financeiro imediato. Quando alugamos, o recurso direcionado para isso é bem menor do que o valor necessário para comprar ou construir — a burocracia do processo de aluguel também é consideravelmente menor.

Infraestrutura desenvolvida para a sua utilização

Muitas empresas têm um local disponível e pensam em transformá-lo em um galpão logístico. No entanto, essa decisão pode ser um tiro no pé. Quando uma área é voltada para essa função, ela já é desenvolvida para suprir todas as demandas necessárias de um estoque — e, portanto, não precisa passar por reformas ou adaptações.

Com isso, você já tem economia de tempo, por não ter de esperar as intervenções, e de dinheiro, visto que não haverá contratação de mão de obra nem compra de materiais para realizar os arranjos requeridos.

Fácil implantação

Chegou, implantou. Esse deve ser o lema ao locar um espaço pronto. Não será necessário fazer ajustes e nem surgirão dificuldades para a instalação do seu setor logístico ali. Isso possibilita que o início dos trabalhos seja imediato — o que significa economia e otimização dos processos.

Quais fatores devo considerar na locação de um galpão lonado?

Localização estratégica

A localização estratégica é um ponto crucial para o recebimento, a armazenagem e o despacho de mercadorias. Por isso, é o principal fator a ser levado em conta para escolher um galpão. Em seguida, o próximo passo é considerar a atividade da sua empresa.

Caso haja grande despacho para o mercado varejista, é interessante que seu armazém fique localizado próximo a centros urbanos. Assim, você garante entregas rápidas e fáceis, tornando-se um fornecedor de confiança e poupando tempo e dinheiro.

Se esse não for o seu caso, é mais interessante pensar na chegada dos produtos até você. Então, ficar perto de rodovias, aeroportos e linhas férreas é provavelmente a melhor decisão. Assim, seus fornecedores alcançam o seu galpão de maneira eficaz, possibilitando que o restante dos processos possam acontecer de maneira mais fluida.

Altura ideal

A estocagem normalmente é vertical e, portanto, a altura do pé direito — do piso até o elemento mais baixo de sustentação —é tão importante. Se ela for muito pequena, não acomodará toda a sua demanda.

Por outro lado, se for muito grande, é provável que você pague um preço mais alto por um espaço inútil. Tente encontrar um local que tenha o espaço ideal para a sua firma.

Piso resistente

O processo de estocagem, além de uma boa altura, exige um piso resistente. Afinal, uma grande quantidade de produtos ficará em uma pequena área. Por isso, é indicado que o chão aguente cerca de 6 toneladas por metro quadrado.

Segurança

Para evitar prejuízos, a segurança é um aspecto importante a ser avaliado. Primeiro, avalie a questão de infraestrutura. O ideal é que existam muros altos que impossibilitem a entrada de invasores.

Além disso, outros métodos devem ser aplicados, como o uso de câmeras de vigilância e de cercas elétricas. Como haverá no local um acúmulo de produtos, deve haver segurança contra incêndios para que não aconteça grandes perdas acidentais — assim você terá proteção garantida.

Possibilidade de cross-docking

O cross-docking é um tipo de sistema logístico que torna dispensável o armazenamento. Em poucas palavras, ele funciona da seguinte maneira: uma empresa recebe o pedido de um cliente — geralmente, pela internet — e envia a mercadoria para um centro de distribuição, que trata da entrega ao consumidor final. Para isso, é preciso ter uma organização interna robusta e uma área preparada.

Como encontrar o fornecedor ideal para um galpão logístico e lonado?

Geralmente, o foco na escolha de um galpão para locar fica restrita ao espaço e não leva em consideração quem está alugando — isso é um grande erro. Procure empresas sérias, que tenham credibilidade no mercado e que garantam auxílio durante todo o tempo de ocupação daquele ambiente.

O ideal é que esse fornecedor possa garantir que o galpão esteja sempre nas melhores condições para a sua atividade. Contar com um profissional da área para avaliar seus fornecedores nesse momento é uma vantagem que deve ser usada.

O galpão logístico e toda a gestão que envolve essa área deve trabalhar para que as etapas e as tarefas executadas sejam rápidas, eficazes e seguras. Os investimentos nesse setor são importantes e, desde que feitos de maneira cautelosa, facilitarão a expansão do seu negócio.

Lembre-se de que cada empresa é única e que, por isso, é preciso avaliar as reais necessidades da sua para que as decisões tomadas sejam as melhores possíveis para o perfil da sua companhia.

Nosso post sobre como escolher um galpão logístico foi útil para você? Gostou das nossas informações? Então assine a nossa newsletter para receber mais artigos como este em primeira mão!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
× Whatsapp