+55 11 4546-8200 Seg-Sex 8h às 17h
Galpões de lona para o agronegócio: como protegem o seu negócio?

Galpões de lona para o agronegócio: como protegem o seu negócio?

Em setembro deste ano, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a produção rural brasileira respondeu por quase metade das exportações, gerando um superavit US$ 7,41 bilhões. Quem atua num setor tão poderoso sabe bem o quanto é importante proteger os produtos agrícolas que, apesar de frágeis, valem como ou até mais do que o ouro. 

Nesse sentido, os galpões de lona para o agronegócio são uma alternativa segura e prática. Essas coberturas armazenam, protegem e permitem o cultivo de diversas espécies. Se você quer aumentar seu espaço a preços baixos e de forma rápida, acompanhe neste post os ganhos que esses abrigos trazem. Confira!

Desfrute de mais segurança e praticidade

As proteções de lona são muito versáteis, pois propiciam o uso para diversas funções: eventos, estocagem, defesa contra as intempéries do clima e muito mais. Flexíveis, esses modelos podem ser montados de um jeito muito simples e em várias dimensões.

Sem colunas em sua área interna, essas coberturas são praticamente como mini-hangares. A seguir, separamos alguns dos benefícios específicos que elas proporcionam.

1. Vãos livres

É possível realizar quaisquer manobras, inclusive com tratores, empilhadeiras ou outros equipamentos, porque a área encoberta fica livre, ou seja, não há pilastras ou colunas entre as laterais. Desse modo, o espaço abaixo desses galpões torna-se 100% aproveitável.

2. Flexibilidade

Além de diversos tamanhos, conforme a necessidade do cliente, os galpões de lona para o agronegócio são ainda compatíveis com qualquer tipo de solo. A montagem acontece sob supervisão técnica no local em que o cliente desejar, garantindo mais segurança e praticidade.

3. Menos burocracia

Os abrigos de lona não demandam fundações. Dessa maneira, não é preciso investir dinheiro com profissionais especializados, como engenheiros ou arquitetos, para obter licenças e autorizações. O gasto de tempo também é menor. Isso porque os processos para aquisição de permissões junto aos órgãos públicos são extremamente lentos e burocráticos.

Cultive na temperatura adequada

Outra excelente forma de utilizar os proteções de lona é o cultivo de produtos na temperatura ideal. Muitos produtores adotam essas coberturas como se elas fossem verdadeiras estufas. Afinal de contas, esses barracões aceleram o tempo de produção das mudas, uniformizando a quantidade de luz e de calor que incide sobre a plantação.

Assim, dá para plantar melão, abacaxi, tomate, hortaliças e vários outros tipos de alimentos, ao longo de todo ano. Desse modo, é viável colher fora de época produtos com muito mais qualidade. Também há queda nos gastos com insumos e defensores agrícolas, que não serão mais arrastados pela água da chuva. 

Os galpões de lona oferecem um maior controle sobre as doenças e as pragas. Isso porque eles isolam as plantações de insetos, o que não acontece com o cultivo a céu aberto.

Fazer uma estufa com estruturas de lona tem ainda outra recompensa: é possível instalar um sistema de energia num galpão temporário. Nesse caso, são necessários alguns cuidados, porém nada muito complicado. 

Procure técnicos capacitados e experientes para avaliar o risco de o calor ser absorvido por esses equipamentos elétricos. Com um bom projeto, você vai controlar melhor a temperatura de sua estufa.

Por falar em temperatura, é bom lembrar que para o agronegócio, os modelos de proteção de lonas antichamas são imprescindíveis.

Por meio deles, você protege os alimentos do risco de incêndios. Você sabe o quanto as altas temperaturas podem danificar uma colheita!

Aproveite o espaço ao máximo

Como já dissemos pouco acima, essas proteções são ajustáveis, isto é, possibilitam ampliar ou reduzir o tamanho da área de operação sem nenhum transtorno ou inconveniente. Dessa forma, basta escolher a altura do pé-direito (distância do piso até o teto), que deve contar com pelo menos 10 metros.

Assim, além de conquistar uma ótima ventilação, a estrutura protetora oferece um aumento significativo na capacidade de armazenar. Com essa facilidade em obter a altura necessária, torna-se completamente descomplicado o investimento na verticalização do estoque.

Isso porque dá para alojar porta-pallets e há espaço adequado para manobras de empilhadeiras. Sem falar na vantagem de os galpões lonados serem 100% transportáveis de um lugar para outro.

Mais um incentivo para optar pelos galpões de lona para o agronegócio é a defesa contra danos causados por fenômenos da natureza, como chuva, granizo, geada e excesso de sol.

Estoque seus grãos sem pressa

Outro proveito dos abrigos de lona é o armazenamento adequado de grãos. O produtor muitas vezes precisa aguardar melhores condições do mercado a fim de garantir vendas mais vantajosas economicamente. Sem um lugar correto para guardar seus produtos, você pode ter que fechar transações em plena safra, na qual os preços caem por causa do excesso de oferta. 

Com os produtos rurais, não é suficiente apenas depositar de qualquer jeito. É necessário um processo muito delicado para garantir a estocagem apropriada. Isso porque a massa de grãos é como um organismo: respira, elimina gás carbônico, gera energia na forma de calor e adoece quando atacada por fungos ou insetos.

Para armazenar corretamente, é crucial uma série de medidas que atestem o ambiente como sadio, sem a interferência de inimigos naturais ou do clima. Cada grão que “morre” representa perdas, de dinheiro e de qualidade.

Por isso, para ter uma armazenagem de alto nível, é essencial escolher uma empresa de confiança. Se houver furos ou queda de uma cobertura, poderão ocorrer prejuízos enormes. Até porque insetos, ratos e outras pragas são riscos iminentes em situações como essa.

Tem mais: a umidade dos grãos não deve ultrapassar os 13%. Portanto, escolha produtos de qualidade, que não sejam vulneráveis às oscilações climáticas. Serão essenciais piso, telhado e paredes em condições de excelência em relação à impermeabilização. Além de contar com tudo isso, outra praticidade é que os galpões de lona podem ser alugados para o uso temporário ou adquiridos definitivamente. 

Galpões de lona para o agronegócio, portanto, suprem com alta performance as principais carências e urgências da agricultura. Assim, você estará mais tranquilo uma vez que terá em mãos soluções confiáveis para a sua logística, segurança de produção e armazenamento. 

Se a empresa quer expandir os negócios sem comprar ou locar imóveis, essas coberturas certamente vão deixá-la satisfeita. Ficou interessado? Quer saber mais sobre as tendências desse ramo? Entre em contato com a gente!

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu